A maior ponte suspensa do mundo

A Ponte Akashi-Kaikyo, localizada no estreito de Akashi, no Japão, é a ponte com o maior vão suspenso do mundo. Seu vão central, entre um pi...

A Ponte Akashi-Kaikyo, localizada no estreito de Akashi, no Japão, é a ponte com o maior vão suspenso do mundo. Seu vão central, entre um pilar e outro é de 1991 metros.


A ponte foi inaugurada em 5 de abril de 1998, após 10 anos de construção, com 3911 m de comprimento total e 1991 m de vão central, tornando-se a ponte com o maior vão do mundo, superando em 367 metros o recorde anterior da Ponte Great Belt (Dinamarca) também inaugurada em 1998.


Localizada entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji, faz parte de uma rede nacional de estradas que conecta as ilhas Honshu, Awaji e Shikoku com o objetivo de estimular o crescimento econômico e o intercâmbio cultural do oeste japonês.


A Akashi-Kaikyo conquistou três recordes: o de vão mais extenso, o de ponte com torre mais alta e o de ponte mais cara (4,3 bilhões de dólares). O comprimento total de fios de aço usados na ponte é de 300 000 km, quantidade suficiente para dar 7,5 voltas ao redor da Terra.


Tal obra representou para a engenharia um grande desafio, não somente pela sua grandiosidade, mas também pelas severas condições naturais do estreito, tais como: grande profundidade, fortes correntes, mau tempo, risco de furacões e terremotos.


Além disso, ela teve que satisfazer as leis existentes para preservar a atividade de pesca e o intenso tráfego marítimo existente na região.
Para atender a essas condições, vários projetos e análises foram feitos. Até mesmo um modelo da ponte em escala 1:100 foi construído e testado exaustivamente a fim de se desenvolver uma estrutura estável o suficiente para suportar a ação do vento.


O resultado final foi uma ponte pênsil com 1.991 m de vão formada por piso treliçado suportado por duas torres de aço, ambas com 282,8 m de altura. A ponte possui seis faixas de tráfego, três em cada sentido.


Neste tipo de ponte, a estabilidade aerodinâmica é uma característica essencial. Por esse motivo, foi escolhido um tabuleiro treliçado, pois além de proporcionar rigidez à ponte, impõe baixa resistência à passagem do vento. Além disso, foi instalado, ao longo do piso treliçado, placas estabilizadoras para direcionar o vento e reduzir a torção do tabuleiro.


A Akashi-Kaikyo foi projetada para resistir a terremotos com até 8,5 graus de magnitude na escala Richter. Graças a estes cuidados, a ponte pôde resistir ao terremoto Hyogo-ken Nanbu, em 1995, durante a construção, que teve como única conseqüência para a ponte o fato de ter deslocado seus pilares, aumentando em 1 m a distância entre eles.


As obras da Akashi-Kaikyo começaram, em maio de 1988, pelas duas fundações, uma para cada torre, compostas de caixão de concreto armado com 80 m de diâmetro. Cada caixão, previamente fabricado, foi transportado até o local de sua implantação, submergido até se apoiar no fundo do mar, a 60 m de profundidade, e preenchido com água e concreto.


Em abril de 1992, as torres de aço começaram a ser levantadas. Formadas, cada uma, por 30 segmentos pré-fabricados, as torres foram montadas com a ajuda de guindastes.


A grande altura, de 282,8 m, tornou necessário uma seção transversal em forma de cruz e a instalação de 20 atenuadores dinâmicos sincronizados em cada torre para neutralizar a vibração causada pelo vento.


Bem mais avançada que a Golden Gate, o levantamento do primeiro cabo da Akashi-Kaikyo, um cabo guia de poliaramida com 10 mm de diâmetro, foi feito por meio de helicóptero. Quanto aos cabos que suspendem o tabuleiro, estes são formados por 290 feixes, cada um constituído de 127 fios de um aço galvanizado de alta resistência à tração (180 kgf/mm2) especialmente desenvolvido para esta obra.

Localização por satélite

View Larger Map

COMMENTS

BLOGGER: 5
Loading...
Nome

Animais,14,Aviação,9,construções,149,Construções diversas,27,Diversão,26,Energia e Mineração,18,Eventos,3,Extremos,10,Homens,6,Homens e Animais,20,Indústrias,6,Máquinas,58,Monumentos,10,Natureza,52,Naval,18,pontes,23,Prédios e Torres,23,Terrestres,28,Top 10 - Construções,31,Top 10 - Maiores do Mundo,48,Top 10 - Máquinas,11,Top 10 - Natureza,7,Transportes,23,
ltr
item
Gigantes do Mundo: A maior ponte suspensa do mundo
A maior ponte suspensa do mundo
https://4.bp.blogspot.com/-4QRHjsPcDfQ/Tm3wweU3WjI/AAAAAAAAG48/hv6DTtmXtTg/s640/a_maior_ponte_suspensa_do_mundo.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-4QRHjsPcDfQ/Tm3wweU3WjI/AAAAAAAAG48/hv6DTtmXtTg/s72-c/a_maior_ponte_suspensa_do_mundo.jpg
Gigantes do Mundo
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/09/maior-ponte-suspensa-do-mundo.html
https://gigantesdomundo.blogspot.com/
https://gigantesdomundo.blogspot.com/
https://gigantesdomundo.blogspot.com/2011/09/maior-ponte-suspensa-do-mundo.html
true
5141033468648366050
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy